Alô, pessoas!
Pitty é uma cantora que, além de suas músicas, é conhecida pelo seu ativismo feminista dentro e fora dos palcos. Muitas músicas da cantora refletem em seu ativismo e buscam transmitir para seus fãs a sua luta.
Das muitas músicas de Pitty, Desconstruindo Amélia é uma das mais marcantes e interessantes para estudar e analisar, uma vez que ela faz referência a uma outra música que hoje em dia é considerada machista.
Afinal, quem é Amélia? Amélia é uma personagem de uma outra música composta por Ataulfo Alves e Mário Lago, lançada em 1942, de nome Ai que Saudades da Amélia. Esse samba está baseado em um homem que não está satisfeito com seu relacionamento atual e conta que sente saudades de Amélia, uma mulher que priorizava o bem-estar do parceiro antes do dela. Na música, sua atual parceira é muito exigente e gosta de viver no luxo, e daí que surge as comparações da atual com a Amélia. No entanto, a forma como o eu-lírico da música descreve Amélia é um pouco machista, dando a entender que ela é uma mulher submissa. E isso é o que dá sentido à música de Pitty, uma vez que a cantora vai usar Amélia como um exemplo de mulher que ouve esses comentários, em seguida, vai descontruindo a ideia que não apenas a Amélia, mas outras inúmeras mulheres são fortes e conseguem equilibrar família, casamento e a si mesma.
Agora que você entendeu um pouco a ideia da música, vamos descobrir com calma como Pitty vai descontruir Amélia.
Vamos lá!
Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Logo no começo da música, Pitty narra a rotina de uma mulher que é mãe e dona de casa. Essa mulher deixa tudo pronto à noite para que no dia seguinte tudo ocorra como o esperado. Em seguida, há um comentário sobre essa mulher ser prendada devido ao ensejo, ou seja, o momento certo para cuidar da casa, dos filhos e do casamento por ser uma mulher adulta que foi educada desde nova a se colocar depois de algumas prioridades.
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
A música continua com a narração de que a personagem dessa história segue a vida escondendo sua frustação por se colocar em último lugar durante muito tempo, mas então, certo dia essa mulher decide mudar suas atitudes, se colocando também como uma prioridade, ou seja, valorizando a si mesma primeiramente, sendo um contraponto interessante com a música Ai Que Saudades da Amélia.
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra nigth ferver
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra nigth ferver
Nessa estrofe, Pitty reforça um problema não apenas acontece com a personagem da música, que é o fato de ela ter muito estudo, no caso um mestrado, e ganhar menos que o namorado, sendo algo muito confuso para entender. Depois a letra muda um pouco o rumo, mas continua contanto as habilidades da personagem, como ser equilibrista, que, em outras palavras, significa que ela consegue equilibrar bem trabalho, estudo, família etc. Além disso, dá destaque para a maturidade que essa mulher tem, seguido de uma referência a um autor francês do século XIX, Honoré Balzac, que em suas obras fazia questão de mostrar pessoas reais com todo o tipo de problema e todo o tipo de personalidade (algo revolucionário para a época, diga-se de passagem). A referência a Balzac muito provavelmente está relacionada com uma obria específica: A Mulher de Trinta Anos, um livro no qual a protagonista tem tantas semelhanças em suas atitudes em burlar as tradições quanto a personagem da música.
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
Uuh
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
Todo dia até cansar
Uooh
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Uooh
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é o também
Depois disso o refrão se repete mais duas vezes.
Fica claro nessa música que Pitty conseguiu desconstruir aquela Amélia do samba de 1942, dando a ela (e a muitas outras mulheres parecidas) características de uma pessoa equilibrada, forte e que não precisa sempre ser prendada e dedicada às outras pessoas, lembrando que o prórpio bem-estar também é válido.
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