Alô, pessoas!
Eu já escrevi uma lista com 20 frases de música para usar na redação do Enem, mas, dessa vez, vamos ir um pouco além e contextualizar algumas músicas que podem ser muito úteis em alguns temas que muitas pessoas estão apostando para a redação do Enem.
O Enem é uma das provas mais aguardadas para muitos vestibulandos e a redação é o ponto principal que nenhum vestibulando pode perder a atenção porque é o grande diferencial de toda a prova, além de ser a parte que demanda muito tempo e uma elaboração e preparação textual muito grande.
Tirar o tão almejado 1000 na nota de redação do Enem não é nada fácil e uma das coisas que ajudam o aluno a pelo menos tirar uma nota boa é o repertório sociocultural (e várias outras coisas). Esse repertório dá ao corretor a ideia de que você consegue explorar vários assuntos de variadas áreas, que é o diz a competência 2:
Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Infelizmente, é impossível memorizar tantas frases, tantas ideias, tantos filmes e séries, tantos dados... Pensando nisso, reuni algumas músicas contextualizadas que talvez te ajudem a escrever uma boa redação sem precisar lembrar ou explicar demais a frase de um filósofo ou um livro famoso como 1984 (George Orwell) ou O Príncipe (Nicolau Maquiavel). Lembrando que essas músicas não servirão para todos os temas, por isso, é importante pedir ajuda ao seu (sua) professor(a) para te auxiliar em como e quando usar uma dessas frases.
Vamos lá!
1- Mulheres de Atenas (Chico Buarque)
Temas que se relacionem com violência contra a mulher, como foi o tema de 2015, se encaixam com essa música. A letra dela usa o exemplo das mulheres de Atenas, uma cidade grega, que durante a antiguidade tinha uma visão muito superficial a respeito das mulheres. Viam elas como objetos e empregadas. E a música fala muito sobre isso, a começar pelos primeiros versos.
2- Superação Digital (Xand Avião e Zé Vaqueiro)
Essa música é bastante atual em diversos sentidos: um é que é literalmente recente por ter sido lançada ainda em 2021, o outro é que fala de uma realidade que muitas pessoas passam dentro das redes sociais, que é justamente a criação de uma realidade inexistente. E embora a temática da música fale sobre uma superação falsa de um romance, ainda faz analogia às pessoas que postam stories no Instagram que dão a impressão de estarem bem, alegres e felizes, mas mostra que a realidade é que essas pessoas em especial choram e sofrem fora das redes sociais.
3- Pecado Capital (Paulinho da Viola)
Conhecida por muitos como ''dinheiro na mão é vendaval'', essa música, apesar de ser um pouco mais antiga, ela trata não só da questão do dinheiro como sinônimo de ganância, mas como também da fragilidade que é quando se trata de dinheiro dentro das relações sociais. No caso do tema de uma redação, talvez se encaixe com a questão da educação financeira porque passa uma ideia ter um cuidado maior com o dinheiro. Utilize com cuidado!
4- Que País É Este? (Legião Urbana)
Vários versos dessa música se encaixam (quase) perfeitamente com vários temas antigos do Enem, inclusive de alguns que muitos professores estão apostando para o ano de 2021. Críticas como falhas no Legislativo, como em ''ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação''; a ironia abordada ao termo geopolítico que considerava o Brasil nos anos 80 como um país de terceiro mundo no verso ''terceiro mundo se for'', além da icônica frase ''piada no exterior''. No geral, essa música é bastante radical quando se trata de criticar algo, por isso, é importante tomar cuidado ao utilizar.
5- Panis Et Circenses (Os Mutantes)
Eu, a autora, acho esse nome peculiar. Vem do latim ''pão e circo'', referente à política do pão e circo da Roma antiga. A música trata da alienação das pessoas. Ao longo dos versos, é capaz percebemos que o eu-lírico faz inúmeras coisas para chamar atenção das pessoas, que ''estão ocupadas em nascer e morrer''. O interessante dessa música é justamente fazer alusão à cultura de massa ou à padronização da indústria cultural (como filmes, música, desenhos, livros etc). Quem prefere citar filósofos, uma boa alternativa, caso não se lembre dos filósofos Adorno e Horkheimer, é justamente utilizar essa música como citação, mas tenha atenção!
6- Mercedes Benz (Janis Joplin)
Essa música basicamente tem m crítica escondida entre os versos. A primeira estrofe está ligada ao sentimento de consumismo. Caso o tema de Enem tenha relação com a cultura do consumismo, essa música se encaixa de modo que o eu-lírico tem desejos de ter uma Mercedes Benz para compensar o fato de que o amigos têm Porsches.
7- Sampa (Caetano Veloso)
Se o tema de redação tiver relação com êxodo rural, migração histórica de muitas pessoas da região do Brasil para a região Sudeste, principalmente São Paulo ou a questão dos imigrantes de diversos lugares do mundo, essa música se encaixa perfeitamente, dependendo do contexto. No caso da letra, é possível ver as dificuldades que uma pessoa do interior tem ao chegar à cidade grande, além do estranhamento natural ao ver grandes prédios, fluxo maior de pessoas nas ruas e cultura diferente.
8- Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa e Elis Regina)
Serão dois repertórios com uma cajadada só! Na época em que foi lançada, em 1971, essa música foi vetada durante a Ditadura Militar por ter erros gramaticais como ''frechada'' e ''tauba''. O fato de a música ter sido vetada por causa de erros gramaticais, se encaixa com o tema sobre preconceito linguístico. Lembre-se de contextualizar esse fato!
Um dos temas que podem cair é a questão da saída das pessoas da zona urbana para a zona rural ou para locais interioranos como cidades pequenas e mais calmas. Além de ainda poder fazer uma analogia ao movimento literário do século XVIII: o arcadismo.
10- Cores do Vento (Daniela Mercury)
A música é do filme Pocahontas e a Daniela Mercury que dublou a música nos créditos. Tanto a música, quanto o filme, fala sobre a preservação da natureza. E a música, dentro do contexto atual, pode se encaixar com a questão indígena no Brasil ou o desmatamento da floresta amazônica, do cerrado ou as queimadas no pantanal. Lembrando que é importante especificar que se trata da versão traduzida para o português!
Para terminar, é importante lembrar que essas músicas se encaixam com alguns temas e eu, a autora, me baseei nos possíveis temas que as pessoas estão apostando durantes os últimos anos. Volto a falar que é importante utilizar essas músicas com cuidado. Boa prova!
Comentários
Postar um comentário