Pular para o conteúdo principal

10 músicas contextualizadas para citar na redação do Enem

 Alô, pessoas!

Eu já escrevi uma lista com 20 frases de música para usar na redação do Enem, mas, dessa vez, vamos ir um pouco além e contextualizar algumas músicas que podem ser muito úteis em alguns temas que muitas pessoas estão apostando para a redação do Enem.


O Enem é uma das provas mais aguardadas para muitos vestibulandos e a redação é o ponto principal que nenhum vestibulando pode perder a atenção porque é o grande diferencial de toda a prova, além de ser a parte que demanda muito tempo e uma elaboração e preparação textual muito grande. 
Tirar o tão almejado 1000 na nota de redação do Enem não é nada fácil e uma das coisas que ajudam o aluno a pelo menos tirar uma nota boa é o repertório sociocultural (e várias outras coisas). Esse repertório dá ao corretor a ideia de que você consegue explorar vários assuntos de variadas áreas, que é o diz a competência 2:

Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem



Infelizmente, é impossível memorizar tantas frases, tantas ideias, tantos filmes e séries, tantos dados... Pensando nisso, reuni algumas músicas contextualizadas que talvez te ajudem a escrever uma boa redação sem precisar lembrar ou explicar demais a frase de um filósofo ou um livro famoso como 1984 (George Orwell) ou O Príncipe (Nicolau Maquiavel). Lembrando que essas músicas não servirão para todos os temas, por isso, é importante pedir ajuda ao seu (sua) professor(a) para te auxiliar em como e quando usar uma dessas frases.

Vamos lá!

 1- Mulheres de Atenas (Chico Buarque)
Temas que se relacionem com violência contra a mulher, como foi o tema de 2015, se encaixam com essa música. A letra dela usa o exemplo das mulheres de Atenas, uma cidade grega, que durante a antiguidade tinha uma visão muito superficial a respeito das mulheres. Viam elas como objetos e empregadas. E a música fala muito sobre isso, a começar pelos primeiros versos.

2- Superação Digital (Xand Avião e Zé Vaqueiro)
Essa música é bastante atual em diversos sentidos: um é que é literalmente recente por ter sido lançada ainda em 2021, o outro é que fala de uma realidade que muitas pessoas passam dentro das redes sociais, que é justamente a criação de uma realidade inexistente. E embora a temática da música fale sobre uma superação falsa de um romance, ainda faz analogia às pessoas que postam stories no Instagram que dão a impressão de estarem bem, alegres e felizes, mas mostra que a realidade é que essas pessoas em especial choram e sofrem fora das redes sociais.

3- Pecado Capital (Paulinho da Viola)
Conhecida por muitos como ''dinheiro na mão é vendaval'', essa música, apesar de ser um pouco mais antiga, ela trata não só da questão do dinheiro como sinônimo de ganância, mas como também da fragilidade que é quando se trata de dinheiro dentro das relações sociais. No caso do tema de uma redação, talvez se encaixe com a questão da educação financeira porque passa uma ideia ter um cuidado maior com o dinheiro. Utilize com cuidado!

4- Que País É Este? (Legião Urbana)
Vários versos dessa música se encaixam (quase) perfeitamente com vários temas antigos do Enem, inclusive de alguns que muitos professores estão apostando para o ano de 2021. Críticas como falhas no Legislativo, como em ''ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação''; a ironia abordada ao termo geopolítico que considerava o Brasil nos anos 80 como um país de terceiro mundo no verso ''terceiro mundo se for'', além da icônica frase ''piada no exterior''. No geral, essa música é bastante radical quando se trata de criticar algo, por isso, é importante tomar cuidado ao utilizar.

5- Panis Et Circenses (Os Mutantes)
Eu, a autora, acho esse nome peculiar. Vem do latim ''pão e circo'', referente à política do pão e circo da Roma antiga. A música trata da alienação das pessoas. Ao longo dos versos, é capaz percebemos que o eu-lírico faz inúmeras coisas para chamar atenção das pessoas, que ''estão ocupadas em nascer e morrer''. O interessante dessa música é justamente fazer alusão à cultura de massa ou à padronização da indústria cultural (como filmes, música, desenhos, livros etc). Quem prefere citar filósofos, uma boa alternativa, caso não se lembre dos filósofos Adorno e Horkheimer, é justamente utilizar essa música como citação, mas tenha atenção!

6- Mercedes Benz (Janis Joplin)
Essa música basicamente tem m crítica escondida entre os versos. A primeira estrofe está ligada ao sentimento de consumismo. Caso o tema de Enem tenha relação com a cultura do consumismo, essa música se encaixa de modo que o eu-lírico tem desejos de ter uma Mercedes Benz para compensar o fato de que o amigos têm Porsches. 

7- Sampa (Caetano Veloso)
Se o tema de redação tiver relação com êxodo rural, migração histórica de muitas pessoas da região do Brasil para a região Sudeste, principalmente São Paulo ou a questão dos imigrantes de diversos lugares do mundo, essa música se encaixa perfeitamente, dependendo do contexto. No caso da letra, é possível ver as dificuldades que uma pessoa do interior tem ao chegar à cidade grande, além do estranhamento natural ao ver grandes prédios, fluxo maior de pessoas nas ruas e cultura diferente.

8- Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa e Elis Regina)
Serão dois repertórios com uma cajadada só! Na época em que foi lançada, em 1971, essa música foi vetada durante a Ditadura Militar por ter erros gramaticais como ''frechada'' e ''tauba''. O fato de a música ter sido vetada por causa de erros gramaticais, se encaixa com o tema sobre preconceito linguístico. Lembre-se de contextualizar esse fato!

Um dos temas que podem cair é a questão da saída das pessoas da zona urbana para a zona rural ou para locais interioranos como cidades pequenas e mais calmas. Além de ainda poder fazer uma analogia ao movimento literário do século XVIII: o arcadismo.

10- Cores do Vento (Daniela Mercury)
A música é do filme Pocahontas e a Daniela Mercury que dublou a música nos créditos. Tanto a música, quanto o filme, fala sobre a preservação da natureza. E a música, dentro do contexto atual, pode se encaixar com a questão indígena no Brasil ou o desmatamento da floresta amazônica, do cerrado ou as queimadas no pantanal. Lembrando que é importante especificar que se trata da versão traduzida para o português!

Para terminar, é importante lembrar que essas músicas se encaixam com alguns temas e eu, a autora, me baseei nos possíveis temas que as pessoas estão apostando durantes os últimos anos. Volto a falar que é importante utilizar essas músicas com cuidado. Boa prova!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USA For Africa (1985): Quem participou?

Alô, pessoas!  Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.  U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.  Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.  Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum...

10 músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia

 Alô, pessoas! A filosofia e a sociologia andam praticamente de mãos dadas. Muitas ideias da sociologia se aplicam nas reflexões filosóficas a respeito do mundo e a música é um dos inúmeros exemplos que expressam essas ideias e reflexões.  Muitas músicas que conhecemos possuem letras que muitas vezes nem percebemos que estão falando de um tema abordado na filosofia ou na sociologia. Também há a questão de a música fazer referência a um filósofo ou sociólogo famoso sendo de forma intencional ou não.  Pensando nisso, reuni dez músicas que fazem referências à filosofia e à sociologia. Essas músicas podem te ajudar nos estudos dos assuntos abordados nas letras ou até citar em redações de vestibulares! Vamos lá! 10- O Mundo é um Moinho (Cartola) Um conselho importantíssimo do Cartola para todos nós. Essa música segue um pouco da lógica do filósofo Jean-Paul Sartre, um filósofo existencialista. A ideia da música e a do filósofo está voltada para a liberdade de escolha de um ind...

5 músicas para entender o Arcadismo

Alô, pessoas! O arcadismo foi um movimento artístico que se baseava na valorização da natureza, da simplicipdade da vida no campo e aversão à cidade. Esse período, no Brasil, se estendeu ao longo do século XVIII e teve fim no século XIX. As músicas que você vai conhecer não são as músicas da época, e sim letras que retratam as caractéristicas comuns no arcadismo. A música durante o período do arcadismo, que também pode ser chamado de neoclassicismo , envolve a música erudita, que não é o tipo de música que será abordada aqui.  Na intenção de ajudar aquelas pessoas que precisam de ajuda para entender os movimentos literários e tem dificuldade em interpretar a poesia árcade, reuni cinco músicas que vão auxiliar no entendimento desse movimento literário tão lindo. Vamos lá! 5- No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó  A relação que essa música tem com o arcadismo é que durante a letra podemos ouvir as tristezas de um vivente no campo. Em vários versos estão presentes referências à ...

Interpretação: Diáspora — Tribalistas

Alô, pessoas!  Afinal, o que é "diáspora"? Diáspora é o nome que se dá a um deslocamento, geralmente forçado, de uma grande quantidade de pessoas de uma mesma região. Atualmente esse conceito pode ser resumido como fluxo de imigração forçado ou, de um olhar mais popular,  ação praticada por refugiados.  Talvez todo mundo conhece a música Diáspora por causa da novela que passou recentemente no ano de 2019. A música foi gravada em 2017 e retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada.  É importante entender que a Síria é um dos países com mais imigrantes forçados do mundo, justamente por causa das guerras. A Venezuela, muito recentemente, passa por uma situação que obriga muitos venezuelanos a migrarem para o Brasil.  Não é apenas nesses dois países que há um grande fluxo de imigração forçada, é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção ...