Alô, pessoas!
É muito comum encontrarmos algumas dificuldades quando se trata de interpretação de texto, porque são várias interpretações possíveis e, dependendo do que está sendo interpretado, talvez tenha um sentido mais abrangente do que imaginamos.
Por ser muito comum quando se trata de questões de prova, hobby ou até mesmo no dia a dia, a interpretação de texto passa a ser algo indispensável, então, essas cinco dicas servirão não apenas para letras de músicas, mas também para vários tipos de textos.
No canal oficial do blog você vai encontrar cinco passos que ensinam como interpretar letras de músicas e, para complementar e aprofundar o assunto, é importante lembrar que existem algumas dicas para facilitar a prática do método de interpretação de texto.
5- Ler bastante
Muitos acham que a leitura não é algo muito útil quando se trata de interpretar textos, mas elas estão erradas! A leitura diária de pelo menos 15 minutos já favorece no desempenho de algumas habilidades como uma escrita melhor, um vocabulário amplo e, claro, maior compreensão de textos.
Sendo assim, ler poemas, romances, textos jornalísticos ou histórias em quadrinhos ajuda muito em aumentar o intelecto em vários sentidos.
4- Não tirar conclusões preciptadas
Para entender algo no dia a dia não é difícil. Normalmente estamos sempre falando de forma direta, sem muita subjetividade, mas quando se trata de um texto, sobretudo poético (como uma música ou um poema), é importante ter um foco maior porque em textos assim é comum encontrarmos váriadas formas de expressão como figuras de linguagem (metáforas, eufemismo, comparações), expressões regionais,ditados populares etc. Então, com coisas assim, é fácil perder o foco, acabar se perdendo no meio da interpretação e tudo se torna mais confuso. E para que isso não ocorra, é importante ter uma atenção redobrada. Volte quantas vezes precisar para analisar o que o texto aborda.
3- Pesquisar outras interpretações
Para quem está começando a interpretar não apenas letras de música, mas também textos no geral, é importante entender como as outras pessoas pensam e como elas refletem e analisam o texto. Mas para que essa dica funcione, você vai precisar usar o seu senso crítico para dicordar ou concordar com o que está sendo abordado.
Essa prática vai te ajudar a saber para onde você está indo, se está colocando sentindo em sua análise. E, repetindo esse hábito, aos poucos você vai começando a pegar o jeito de interpretar sem precisar de ajuda.
2- Não ter medo de errar
O erro é algo comum e que pode ser consertado se a pessoa estiver disposta a consertar. O interessante na interpretação de texto é que existem várias possibilidades para o entendimento. Alguns textos não possuem um sentido prórpio, então vai depender da perspectiva de cada leitor, mas não podemos esquecer que alguns textos possuem um sentido que muitas pessoas vão concordar, não porque é o certo, mas porque faz sentido, de acordo com o sentido que a música se expressa.
Mas lembre-se: não encare isso como uma liberdade para interpretar qualquer texto da forma que bem entender. Como foi dito anteriormente, a análise precisa fazer sentido.
1- Manter o hábito
Ter o hábito de interpretar letras de músicas mais simples, depois mais complexas vai ajudar muito no desempenho de coisas como interpretar autores muito mais complexos, como Clarice Lispector. Além de ser uma grande ajuda para ler questões de prova ou até mesmo em um debate ou em uma conversa do cotidiano.
Comentários
Postar um comentário