Alô, pessoas!
Talvez você, já tenha ouvido falar em barroco, classicismo e romantismo, mas já ouviu falar em impressionismo? Bem, assim como essas outras citadas, o impressionismo foi também um movimento artítisco e, assim como na pintura, nas artes cênicas e literatura, o impressionismo também mudou a forma que os compositores compunham suas músicas.
O impressionismo surgiu no final do século XIX e sucedeu o período romântico dentro da música. Apesar de ainda não ter ligação com música, o impressionismo surgiu com a criação da máquina fotográfica, o que deu liberdade ao pintores pintar quadros menos ligados com a realidade e brincar com a variação de cores e sem ter pinceladas descritivas, como nas pinturas dos outos movimentos artísticos.
A palavra ''impressionismo'' remete à impressão que a luz deixa em uma pintura, por isso essa liberdade de pintar e ususfruir de vários tons de cores quentes e frias. Como esse conceito se aplica na música? Simples, a ideia de um alongamento maior das notas, evitando aquela clareza que a música romântica possui. Em vez de ter vários e vários ornamentos e apelar para recursos dramáticos, a música impressionista tem o intuito de descrever algo, como uma pintura, dando a impressão de uma música mais ''borrada''.
É notável como esse alongamento das notas passa uma ideia mais puxada para a subjetividade quando se ouve música como Clair de Lune, de Debussy e as Gymnopédies, de Satie. É possível perceber um certo padrão de composição. Esse padrão se dá por músicas atonais (sem um tom definido, como as músicas dos períodos anteriores), alogamento maior das notas — como foi citado anteriormente — e a criação de uma atmosfera.
Diferente do romantismo, o impressionismo musical não aborda temas ligado ao sentimento nacionalista ou música com temática mais melancólica. Na verdade, o impressionismo opta por algo mais relacionado a natureza. A música impressionista segue um sentido ligado com a pintura da época. O final do século XIX ficou conhecido como a Belle Époque, pois foi um período que a Europa ficou 40 anos sem guerras ou conflitos - teve fim na Pirmeira Guerra Mudial, em 1914. A Belle Époque mostrava as alegrias da natureza, a beleza que uma paisagem natural possuia e de como a luz do sol tinha ligação com essa beleza. Por que a pintura é tão importante para a música impressionista? Pelo simples fato de que, ouvindo música impressionista, podemos entender melhor a ideia da criação de uma atmosfera.
Estes são exemplos de algumas pinturas impressionistas. Agora note como a música impressionista cria uma imagem parecida com uma dessas obras.
Pegue, por exemplo, a música Clair de Lune e tente imaginar a luz da lua em alguma dessas pinturas.
Os compositores mais famosos desse período são Claude Debussy, Erik Satie e Maurice Ravel.
Comentários
Postar um comentário