Alô, pessoas!
Um acorde apenas e A Hard Day's Night foi eternizada pelos fãs dos Beatles. Mas não foi apenas o acorde que inicia o disco de mesmo nome, sequer o filme. Em 1964, os Beatles estavam no auge da carreira, então, por isso que o acorde se destacou de forma tão icônica.
O disco A Hard Days Night foi lançado em 10 de julho de 1964, três dias após a estreia do filme com mesmo nome, que estreou aqui no Brasil com o título "Os Reis do Iê Iê Iê". O primeiro filme da banda mostra como eles lidam com a fama e com fãs histéricos, basicamente o que eles estavam passando depois de se tornarem os novos queridinhos da música.
Podemos resumir a transição de 1963 para 1964 em "beatlemania", termo designado à nova fase que o mundo da música estava passando para retratar o fanatismo das pessoas pelos Beatles. Essa fama toda explica o filme e explica o nome do filme, que, ao acaso, recebeu esse nome por causa de uma brincadeira do baterista, Ringo Starr, que, certo dia, ele tinha comentando que aquele dia estava sendo muito difícil (it's been a hard day), mas como estava de noite, ele completou com " 's night".
O que o filme tem a ver com o disco? Essa resposta é simples para se dar: tudo. A ideia de fazer um filme e gravar um disco obviamente era muito trabalhoso, mas foi possível e trabalharam 18 meses para conseguir o resultado que conhecemos. Singles foram lançados ao longo dos meses, como, por exemplo, Can't Buy Me Love e You Can't Do That, lançados em março.
Esse disco teve composições apenas da parceria Lennon-McCartney, o primeiro disco da banda a terem todas as músicas originais, já que os dois últimos lançados tinham alguns covers. Essa característica fez uma grande diferença, e as vantagens eram muitas, diante a fama deles, já que um disco inteiro com composições originais não era tão comum como atualmente.
A capa do disco tem variadas versões. A versão britânica, que é a que todo mundo conhece pelas variadas fotos dos integrantes da banda emolduradas por um fundo azul, é diferente da capa lançada nos Estados Unidos, além de que tem algumas outras diferenças que não influenciaram em muita coisa.
Esta é a capa lançada na Inglaterra.
A diferença entre esses dois discos é que na versão americana possui a trilha sonora completa do filme, incluindo quatro versões instrumentais executada pela Geoge Martin's Orchestra. Já a versão britânica possui algumas músicas do filme e outras inéditas que não apareceram no longa-metragem.
Não é uma diferença muito grande, já que a fama do filme e das músicas não foram ofuscadas. E pouco tempo, os Beatles entraram em sua fase de ouro. No final de julho do ano de lançamento, o disco estava no topo das paradas do Reino Unido. O sucesso nos Estados Unidos não foi diferente, apesar dos discos serem.
Músicas presentes no disco:
1- A Hard Day's Night
2- I Should Have Know Better
3- If I Fell
4- I'm Happy Just To Dance With You
5- And I Love Her
6- Tell Me Why
7- Can't Buy Me Love
8- Any Time At All
9- I'll Cry Instead
10- Thing We Said Today
11- When I Get Home
12- You Can't Do That
13- I'll Be Back
Comentários
Postar um comentário