Alô, pessoas!
Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar alguém cantando "we are the world, we are the children", e lembrou na mesma hora de muitos cantores cantando juntos uma música que marcou uma geração e que ainda é reconhecida pela a grande ação que fez.
U.S.A For Africa é o nome de um grupo formado por muitos cantores que eram aclamados por todos durante a década de 80. Esse projeto tinha como objetivo principal arrecadar dinheiro para ajudar os vários países da África que estavam passando por uma situação ruim.
Esse projeto teve como produtor Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais. A letra música foi composta por dois grandes artistas da época: Michael Jackson e Lionel Richie, e o clipe teve a presença de cinquenta e um artistas, incluindo os instrumentistas.
Foi uma grande iniciativa e muitos hoje olham para o clipe e dizem "eu conheço esse cantor!", mas acabam esquecendo dos outros por não conhecer o trabalho deles ou por algum motivo alternativo.
Pensando nisso, a questão agora é saber quem participou desse grande projeto, então se prepare para voltar aos anos 80!
A princípio, quem começa a cantar os primeiros versos é Lionel Richie e Stevie Wonder, depois, respectivamente, vem Paul Simon, Kenny Rogers, James Ingram, Tina Turner, Billy Joel e Michael Jackson, que canta a primeira parte do refrão e é completado por Diana Ross.
A segunda parte começa com Dionne Warwick, Willie Nelson, Al Jarreau. Depois o refrão é cantado por Bruce Springsteen, Kenny Logins, Steve Perry, Daryl Hall. Michael Jackson aparece novamente e Huey Lewis, Cyndi Lauper e Kim Carnes o sucedem.
O refrão é cantando pela terceira vez por todos os cantores convidados, e Bob Dylan e Ray Charles completam, respectivamente, o refrão que é repetido duas vezes.
Os outros cantores convidados incluem Dan Aykroyd, Harry Belafonte, Lindsey Buckingham, Mario Cipollina, Sheila E., Bob Geldof, Bill Gibson, Chris Hayes, Sean Hopper, Jackie Jackson, La Toya Jackson, Marlon Jackson, Randy Jackson, Tito Jackson, Waylon Jennings, Bette Midler John Oates, Jeffrey Osborne, Anita Pointer, Pedro Reis, Ruth Pointer e Smokey Robinson. Todos esses artistas foram regidos por Quincy Jones, que agiu como maestro.
Vale lembrar que alguns dos irmãos e irmãs se Michael Jackson participaram, dos quais alguns eram dos Jackson 5. Além disso, esse projeto teve a participação se um brasileiro que não teve um grande destaque, mas que se sentiu honrado em participar, Paulinho da Costa fez uma participação sutil na área da percussão, por isso, ele não participou do clipe e nem das gravações com os cantores principais.
No dia da gravação do clipe, foi gravado em paralelo um pequeno documentários, apresentado por Jane Fonda, onde mostra os bastidores da gravação do clipe, os artistas ensaiando, conversando e gravando vários takes.
Nussa, q top
ResponderExcluirPensamdo?
ResponderExcluir