Alô, pessoas!
Quem gosta do mundo da arte sabe que música é um tipo de arte e que muitas vezes a música inclui referências à outros tipos de arte, fazendo uma pequena metalinguagem de "a arte falando da arte".
É comum fazerem referências à literatura, à outras músicas, a filmes, a quadros, e entre outros.
Assim, por que não conhecer melhor o que nossos artistas falam sobre outros artistas?
Vamos lá!
5°- Viva La Vida — Coldplay
Provavelmente essa é a música mais famosa da lista e não é à toa, já que a mensagem que ela passa é incrível, sem contar de que a emoção que ela transmite é algo único.
O clipe da música mostra o quadro do romantismo "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix. E essa referência tem muita relação com a música, já que o quadro retrata uma revolução que houve na França alguns anos depois da marcante Revolução Francesa.
4°- Admirável Chip Novo — Pitty
Não é a única música que Pitty faz referência a livros, mas é a mais marcante, já que tanto a letra, quanto o nome fazem referências ao livro "Admirável Mundo Novo", publicado em 1932, por Aldous Huxley. E Pitty faz um jogo de palavras, trazendo a história que o livro conta para o século XXI, quando, no refrão canta verbos no imperativo como se fosse algum tipo de robô, dando a entender a sua interpretação do livro, que fala exatamente sobre uma sociedade dominada pela tecnologia. O clipe da música deixa bem explícito.
3°- Diáspora — Tribalistas
Essa música se popularizou por causa da novela "Órfãos da Terra", mas ela não entrou na lista por isso e sim por fazer referência e ainda citar a primeira estrofe do poema de Castro Alves, "Vozes d'África".
Ambos poema e música falam sobre "perder a terra", e demonstram um certo desespero sentido pelas pessoas da época do tráfico negreiro no Brasil, como demonstra o poema, e a tristeza de um refugiado, com mostra a música.
2°- Tomorrow Never Knows — The Beatles
Conhecida como o primeiro rock psicodélico do mundo, essa música faz referência ao livro "Uma Experiência Psicodélica", de Timothy Leary, Ralph Metzner e Richard Alpert, que foi publicado poucos anos antes da música ser lançada.
Nos primeiros versos da música é citado um fragmento do livro: "turn off your mind, relax and float downstream".
1°- Monte Castelo — Legião Urbana
Uma música que faz duas referências: uma religiosa e uma artística. Renato Russo transformou em música um soneto de um poeta português, Luiz de Camões, onde usa metáforas para conceituar o amor. Renato usou grande parte do soneto (quase 100% dele) e um fragmento encontrado na Bíblia, que é cantado na primeira estrofe da música.
Essa lista poderia ser maior, já que temos muitos compositores, cantores e bandas virtuosas que conseguem fazer inúmeras referências ao mundo da arte, que vai muito além de literatura e quadros, já que a arte não se limita a isso.
Comentários
Postar um comentário