Alô, pessoas!
É esperado de várias pessoas que tenham certos problemas para se acalmar, relaxar, dormir, etc. E por mais que muitas pessoas tenham seus próprios jeitos para se manter relaxadas, a musica é um dos mecanismos mais usados para se acalmar, incluse alguns até usam como uma espécie de terapia para controlar problemas mais sérios como ansiedade.
A música clássica (ou erudita) possui esse poder de tranmistir a quem está ouvindo sentimentos como paixão, tristeza, leveza, alegria, desespero e entre outros. Eu, a autora, particularmente, sinto emoção quando escuto certas músicas de Chopin ou de Mozart, principalmente em peças de piano.
Ao mesmo tempo que uma peça de piano pode deixar uma pessoa agitada com tons mais graves, pode deixar uma pessoa triste com tons mais agudos — o que normalmente acontece o contrário —, isso porque os arranjos conseguem fazer essa mágica.
Pensando nisso, reuni 5 músicas clássicas para se acalmar.
Vamos lá!
5°- Noturno em ré sustenido menor No. 20 — Frédéric Chopin
Chopin é conhecido pelos seus famosos noturnos, e imagino que esse seja um dos mais famosos.
Essa música é uma das minhas favoritas de Chopin, e não é à toa! A música é calma, é suave, e, sinceramente, um pouco triste a depender da interpretação de quem está tocando. Mas, claro, possui notas mais meigas e que conseguem acalmar quem está tenso.
Recomendo ouvir essa música com fones de ouvido.
4°- Liebestraum No. 3 (Sonho de Amor) — Franz Liszt
Mais uma peça de piano! Essa música é mais meiga — pelo o nome, já dá para imaginar. Mas como é uma peça de Liszt, com certeza vão ter frases mais agitadas e outras calmas e doces. E é justamente essa "doçura" que a música tem que ela está dentro dessa lista. É uma música alegre, porém suave e com uma variação de notas graves e agudas de forma balanceada.
3°- Clair de Lune — Claude Debussy
Eis uma música perfeita para se acalmar mandar para aquela pessoa amada no dia dos namorados. É tão calma e doce quanto a anterior citada.
É o tipo de música que serve para aqueles dias que você quer admirar a lua ou só quer ler um livro com uma música mais suave.
2°- Gymnopédie no. 1 — Erik Satie
Mais uma peça para piano, com notas longas que soam de forma doce, calma e com um pingo de melancolia que deixa a música com um ar de misterioso, porém relaxante e que até consegue fazer qualquer pessoa ter uma ótima noite de sono.
A atmosfera da música é boa também para ler um livro em um dia frio.
1°- Sonata para violino no. 1 em sol menor — Johann Sebastian Bach
Bach é famoso por compor inúmeras peças para cravo e órgão e as pessoas otimizam suas obras para piano. Mas com um repertório diverso, Bach não se baseava apenas em cravo, órgão pu piano, seu repertório é incrivelmente variado.
Essa variedade nos leva a uma sonata tocada no violino, para não ficar apenas em peças para piano.
Essa sonata é calma, também tem notas longas como as duas últimas citadas.
Todas as músicas citadas apresentam melodias doces, meigas e um pouco melancólicas. A magia que equilibra essas características são as notas mais longas e o tempo que são tocadas. Músicas com tempos menores têm efeitos surpreendentes de relaxamento, e há inúmeras músicas de compositores clássicos que possuem esse poder.
Uma recomendação minha é que ouçam essas músicas de forma que dê para apreciar cada nota tocada e deixe que essas notas relaxem suas mentes.
Espero que tenham gostado!
Comentários
Postar um comentário